Por que tem a ver com o entendimento de algo? Diego, colega de trabalho disse que poderia ser uma manivela para fazer pegar no tranco, eu disse que seria como apertar o parafuso a menos na cabeça, várias interpretações, mas nada, nem se quer achei o nome deste gesto ou imagem ilutrativa.
Daí ampliei a discussão, aquele outro gesto de estalar os dedos várias vezes, referindo-se ao tempo que passou, mão aberta batendo na outra fechada quer dizer que numseiquemzinho se FUDEU! Enfim, são muitos.
Não faço a menor idéia de onde se originou estes gestos, a história da maioria deles. Então, fui pesquisar a origen de alguns, segundo a internet, que sabe tudo sobre todas as coisas, a história por trás de alguns gestos:
1- Saudação Vulcana
2. O “shaka” ou “hang loose”
– A origem desse gesto aqui é meio nebulosa, mas hoje em dia é usada no Hawaí pra dar oi, tchau, desejar bom dia e variações de “sussa”. Dizem que ele surgiu porque os espanhóis, quando chegaram ao Hawaí queriam se enturmar, então ofereciam bebida para os nativos fazendo o gesto de beber de um garrafa, aí o pessoal achou que era assim que se dava oi, então ficou. (Coisa de sacizeiro)
3. Os chifrinhos –
Se o hang-loose já é difícil de explicar, esse é mais ainda… Antigamente, o boi era visto como uma entidade protetora, então fazer os chifrinhos e apontar para alguém era uma forma de afastar mau olhado. Na Espanha e na Itália, entretanto, o boi é um dos símbolos mais viris e simboliza o cara que tá dormindo com várias mulheres (essa explicação eu não achei muito coerente com o nosso entendimento de ‘corno’, mas ok…). No site tem mais outras explicações.
4. A saudação Bellamy
– Este é o gesto original do Pledge of Allegiance americano e ganhou esse nome por causa de seu criador, Francis Bellamy. A intenção era apontar para a bandeira, bem como fazer uma saudação militar, com o braço esticado e a mão no coração para mostrar adoração. O gesto foi evoluindo, mas na época da 2a Guerra Mundial, eles decidiram mudar pelo gesto ser tão parecido com a saudação dos ditadores Hitler e Mussolini. Em 1942 o Presidente Roosevelt assinou a lei aceitando a mão no coração como a alternativa correta.
5. O “toca aqui!”
- As raízes do “High Five” se estendem até o início do século 20, quando os músicos negros da era do jazz começaram a criar várias maneiras de se cumprimentar, usando desde o ‘toca aqui’ até os “Daps”, que são aqueles cumprimentos mega complicados e coreografados. O gesto se popularizou ainda mais quando o pessoal dos esportes adotou o gesto como forma de comemoração. Dizem qua a primeira vez que isso aconteceu foi quando Glenn Burke e Dusty Baker comemoraram um home-run em 1977.
Você não poderia morrer sem saber disso...(Eu sei que você está pensando nisso agora) =D rsrsrs
Realmente, eu não poderia morrer sem saber isso..
ResponderExcluirkkkkkkkk
Brincando..
adorei o texto, como todos os outros.
;D
Não fazia idéia dessas coisas, e nunca tinha parado pra pensar nelas.
*-*