Não é o ideal, mas é o que tem: CINEMA E JORNALISMO (LISTA DE BONS FILMES)

CINEMA E JORNALISMO (LISTA DE BONS FILMES)


O Preço de uma Verdade -  Um jornalista que consegue entrar para a equipe principal do jornal The New Republic, de Washington. Entretanto, dos anos em que trabalha na redação, mais da metade dos textos de sua autoria ou foram inventados ou copiados, o que não impede seu crescimento. POR QUE ASSISTIR: Este foi o primeiro filme sobre jornalismo que assisti e muito pertinente por trazer uma reflexão sobre, o que não fazer, para quem tá começando ou estudando.  

Zoodiaco - Um filme de suspense muito bom. Sinopse: Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de 3 pessoas e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas a polícia e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria sua identidade ao ser decifrado. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, que descobre sua intenção oculta. 
POR QUE ASSISTIR: Grande elenco e uma grande história.

Não achei um trailer legendado, segue foto então.

REC - Filme de terror, o melhor de todos na minha opinião pela intensidade. 
Sinopse: Uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.
POR QUE ASSISTIR:  REC é trabalhado no estilo de filmagem tipo Mocumentário (Tipo de filme que é feito como se fosse um documentário, mas que na verdade conta uma história fictícia). Acho que é a grande sacada de REC, pois leva quem assisti para dentro do filme, quem trabalha ou já trabalhou de repórter até deseja achar uma pauta destas.
Clique na imagem para ver o trailer
INTRIGAS DE ESTADO: Bom filme, jornalismo investigativo. Cal McAffrey (Russell Crowe), repórter veterano investiga uma rede de conspiração prestes a ser descoberta.
PORQUE ASSISTIR: Excelente elenco, Russell Crower, Ben Afleck entre outros.
Clique na imagem e veja o trailer
A CAÇADASimon (Richard Gere) é um jornalista que, ao lado do câmera Duck (Terrence Howard), já realizou grandes coberturas de guerra. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece.
POR QUE ASSISTIR: Tem ótimas cenas de ação!! 
Clique na imagem e veja o trailer
5 DIAS DE GUERRA - Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um jornalista americano, seu cinegrafista e uma garota da Geórgia que acabam presos atrás das linhas inimigas, quando a Rússia invade o território, em agosto de 2008. Eles conseguem registrar terríveis crimes de guerra e vivem momentos importantes da história daquela região. Entre a verdade e a justiça, a guerra se alastra e transforma a tudo e a todos.
POR QUE ASSISTIR: Baseado em uma história real, filmes assim são intrigantes. Realidade de uma cobertura de guerra.
Clique na imagem e veja o trailer
NASCIDO PARA MATAR - Clássico filme de guerra, um dos melhores, este trás uma abordagem interessante também, o soldado Joker trabalha para o jornal do exército americano (Stars and Stripes). Ele tenta trabalhar com os artigos jornalísticos de um modo a retratar a realidade como ela se apresenta para seus leitores.
POR QUE ASSISTIR: É um clássico. 
Clique na imagem e veja o trailer
O ÂNCORA - A LENDA DE RON BURGUNDY - Ron Burgundy (Will Ferrell) é um famoso âncora de telejornal na cidade de San Diego. Vaidoso, sem uma gota de humildade, e completamente incompetente, ele é admirado pelas mulheres e invejado pelos homens. Trabalhando numa redação pra lá de machista, Ron vê seu reinado de fama ameaçado com a chegada de Verônica (Christina Applegate), uma jornalista séria e profissional que não vai medir esforços para conseguir seu espaço na emissora.
POR QUE ASSISTIR: Retrata de forma cômica a realidade nos bastidores de um telejornal, baseado em fatos reais??
Clique na imagem e veja o trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavras ...

Copyright © Não é o ideal, mas é o que tem Urang-kurai